POLIETILENO
O polietileno (PE) é um dos termoplásticos mais utilizados na atualidade para a fabricação de produtos dos mais diversos segmentos e se subdivide em três grupos:
– Polietileno de alta densidade (PEAD)
– Polietileno de média densidade (PEMD)
– Polietileno de baixa densidade (PEBD)
Esta resina é utilizada em processos de transformação por sopro, injeção, rotomoldagem e extrusão. Cada tipo de moldagem pode gerar produtos dos mais diversos segmentos, desde embalagens plásticas flexíveis, como caixas de engradado, embalagens de sabão em pó e embalagens de leite; a tubos flexíveis de alta performance como dutos corrugados para sistemas de drenagens, tubos de parede lisa para esgoto, irrigação, condução de cabos elétricos e de telecomunicações.
O polietileno faz parte da família dos termoplásticos por se deformar com o calor, sendo resistente à temperatura máxima de 120°C e mínima de -100°C. O polietileno é capaz de sofrer mudanças bruscas de temperatura sem alterar sua composição.
Especialmente o polietileno de alta densidade, exerce vantagens sobre materiais similares e até mesmo as outras formas de utilizar o polietileno, uma vez que sua estrutura química é linear, aumentando sua densidade, cristalinidade, força e opacidade. Suas propriedades fazem com que o PEAD tenha excelente resistência à corrosão, quando em contato com a água, não segura o oxigênio ou o gás carbônico; ataques químicos e ações eletrolíticas ou galvânicas.
O polietileno de alta densidade possui grande utilização em escala mundial. Em torno de 100 milhões de toneladas de materiais plásticos são produzidos anualmente a partir do PEAD.
Cerca de 30% do consumo mundial do PEAD é destinado a produtos provenientes da moldagem por sopro, como frascos para higiene e limpeza, bem como embalagens de produtos alimentícios. 25% é destinado a produtos de origem da moldagem por injeção, tais como baldes, engradados e utensílios domésticos. A transformação do PEAD por extrusão pode gerar produtos como filmes, laminados e tubos, que também representam 30% do consumo mundial da resina. Os 15% restantes são destinados a mercados de fios e cabos.
Além das vantagens apresentadas, o polietileno de alta densidade é a segunda resina mais reciclável do mundo. Sua reciclagem é uma opção bastante viável, pois embalagens produzidas com este plástico originam-se de diversas fontes, como brinquedos, barris, sacolas, entre outros.
Em relação ao uso final, o setor de embalagens representa 75% do mercado mundial desta resina, enquanto construção civil reproduz de 10% a 15%.
Pelos benefícios oferecidos na utilização do polietileno, que muitas indústrias optam por empregar este plástico na fabricação de seus produtos. A Peveduto comprova as vantagens da transformação desta resina em tubos e dutos corrugados para diversas aplicações no setor de construção civil.